segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Perfil do Ungido 2/4


O Perfil do Ungido II


I Reis 7.15-22 "Formou duas colunas de bronze; a altura de cada uma era de dezoito côvados, e um fio de doze côvados era a medida de sua circunferência.
Também fez dois capitéis de fundição de bronze para pôr sobre o alto das colunas; de cinco côvados era a altura de cada um deles.
Havia obra de rede e ornamentos torcidos em forma de cadeia, para os capitéis que estavam sobre o alto das colunas; sete para um capitel e sete para o outro.
Fez também romãs em duas fileiras por cima de uma das obras de rede, para cobrir o capitel no alto da coluna; o mesmo fez com o outro capitel.
Os capitéis que estavam no alto das colunas eram de obra de lírios, como na Sala do Trono, e de quatro côvados.
Perto do bojo, próximo à obra de rede, os capitéis que estavam no alto das duas colunas tinham duzentas romãs, dispostas em fileiras em redor, sobre um e outro capitel.
Depois, levantou as colunas no pórtico do templo; tendo levantado a coluna direita, chamou-lhe Jaquim; e, tendo levantado a coluna esquerda, chamou-lhe Boaz.
No alto das colunas, estava a obra de lírios. E, assim, se acabou a obra das colunas."

***********************************

PERFIL:


Colunas;
I Re 7.15 "Formou duas colunas de bronze; a altura de cada uma era de dezoito côvados, e um fio de doze côvados era a medida de sua circunferência."
Essas colunas foram erguidas por fora do templo de Deus, e coluna na bíblia fala indiretamente de "Testemunho" através do significado de Base, ou seja Deus quer que você dê bom testemunho não somente dentro da igreja, (o que é fácil) mas também fora dela e esse teu exemplo servirá de base pra os novos convertidos.


Suporte De Bronze Sobre A Coluna;
I Re 7.16 "Também fez dois capitéis de fundição de bronze para pôr sobre o alto das colunas; de cinco côvados era a altura de cada um deles."
O Metal Bronze é usado como imitação do Ouro.
Mas o que podemos aprender biblicamente com isso?!
Ouro na Bíblia é equiparado à figura de Jesus, ou seja, nesta passagem aprendemos que nós devemos imitar a Cristo assim como o Bronze é imitação do Ouro.
Ef 5.1 "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados."


Rede;
I Re 7.17 "Havia obra de rede e ornamentos torcidos em forma de cadeia, para os capitéis que estavam sobre o alto das colunas; sete para um capitel e sete para o outro."
Rede na bíblia fala explicitamente sobre ganhar almas para Jesus, o que não é uma opção para os seus discípulos (nós) mas uma ordenança. Em Mateus 28.19 (Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo), Jesus faz questão de usar o Verbo ''Ir'' no Imperativo, caracterizando assim uma ordenança.


Romãs;
I Re 7.18 "Fez também romãs em duas fileiras por cima de uma das obras de rede, para cobrir o capitel no alto da coluna; o mesmo fez com o outro capitel."
A Romã é um fruto, e o que o Senhor nos diz neste versículo através dela é que todos nós, independente de quem sejamos, precisamos do Fruto do Espírito Santo, que aliás é um só, mas com várias ramificações/qualidades.

Fruto do Espírito (Gl 5.22-23) :
Amor, Alegria, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão e Domínio Próprio.


Jaquim e Boaz;
I Re 7.21 "Depois, levantou as colunas no pórtico do templo; tendo levantado a coluna direita, chamou-lhe Jaquim; e, tendo levantado a coluna esquerda, chamou-lhe Boaz."
Deus quer levantar na sua vida duas colunas: Jaquim e Boaz.

Jaquim quer dizer: Deus estabelece.
Ele estabelecerá as vitórias sobre sua vida, é só você pedir que receberá, isto a bíblia garante em Mateus 7.8 (Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.)

Boaz quer dizer: Deus é a Tua Força.
Não se preocupe demais com as batalhas, o Senhor te dará forças. Não é ele que tem te renovado, restaurado todas as manhãs? [...] Fique tranquilo, Ele também te fortalecerá.
Sl 18.2 "O SENHOR é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte."





Deus te abençoe
IBMR

Nenhum comentário:

Postar um comentário