domingo, 15 de agosto de 2010

O SENHOR É MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ

REDE DE MULHERES
Segunda – Feira
09/Agosto/10
Pra. Tânia

TEMA: O SENHOR É MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ
(Estudo sobre a Ovelha)



• Salmo 23.1
“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.”
Filipenses 4.19
“E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”

A ovelha sabe, devido a suas debilidades, que confiar no pastor é o único caminho pra uma vida plena em satisfações, sabe que a casa dia o pastor lhe proverá o pão necessário.
Assim somos nós com o Senhor, amado da nossa alma.
Devemos confiar nEle em todo tempo, não pelos prodígios e maravilhas que Ele faz, mas por quem Ele é!



• Salmo 23.2a
“Ele me faz repousar em pastos verdejantes.”
Salmo 46.10
“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.”

A ovelha depois que se alimenta é levada pelo pastor ao que chamamos de pastos verdejantes, lá ela descansa, repousa, e faz a sua digestão tranquilamente.
Existem horas do dia em que estamos tão atarefados com as coisas do mundo que nos esquecemos de ouvir, de atentar-nos a voz do Pastor amado que diz pra irmos ao seu Pasto Verdejante, afim de recebermos do seu descanso revigorador.
Não deixe que que as tarefas do dia-a-dia, as pressões, os afazeres, os extresses lhe afastem da voz do pastor, ouça-o te chamando pelo teu próprio nome.



• Salmo 23.2b
“Leva-me para junto das águas de descanso;”

A ovelha, devido seus temores biológicos, não costuma beber água em rios com correntezas fortes, o máximo que faz é beber em fontes de correnteza bem leve, mas normalmente o faz em águas paradas; e pra que ela possa tomar, e saciar-se com a água, o pastor a guia até o local correto e apropriado. A ovelha sabe que seu pastor não lhe decepcionará.
Às vezes precisamos nos desligar das agitações do dia, e nem sequer procurar lugares cheios de pessoas (águas agitadas), mas devemos correr em direção ao Senhor, até onde Ele nos guiar, e nestas situações Ele nos guiará até as águas de descanso, às fontes preparadas pra cada um de nós, pra isso, basta o nosso querer.



• Salmo 23.3a
“refrigera-me a alma.”

O pastor de ovelhas tem um enorme cuidado com as mesmas, isso relata e confirma relmente o cuidado do Senhor para conosco.
A ovelha devido a sua pelagem e horas do dia muito quentes o pastor a guia pra um lugar reservado e fresquinho, bem pertinho dele, e nesse lugar ele passa um tipo de óleo, ou bálsamo pra que ela se sinta refrigerada.
O Senhor Jesus, como o nosso Pastor, constantemente quer nos refrigerar, mas como foi dito anteriormente nós mesmos somos os que nos afastamos dEle. Portanto, permita que o Senhor Jesus lhe refrigere, não somente o corpo, mas principalmente a alma, (que é sua especialidade).



• Salmo 23.3b
“Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.”

Neste versículo, Davi abrange uma área de muita debilidade da ovelha, a visão, esta não possui nenhum tipo de senso de direção bem formulado, só anda guiada pelo pastor devido a sua visão de cerca de 8 a 10m de distância.
Só o Senhor sabe o que é melhor pra mim e pra você, permita que Ele vá sempre a nossa frente, pois nossa visão não é tão profunda e distante quanto a dEle, Ele sabe o que nos está reservado no futuro. Formule os teus caminhos, projetos e alvos, porém deixe o Senhor guia-lo pelo melhor caminho afim de alcançá-los.



• Salmo 23.4a
“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo;”

Ainda que a ovelha se perca pelo caminho e ande por vales da morte, precipícios, e ainda que tema pelo perigo, ela não se esquece jamais em quem confiar e aguardar pelo socorro, o seu pastor fiel.
O Senhor constantemente esta nos livrando do mal, do vale e da sombra da morte, não necessariamente física, mas em todos os aspectos, seja espiritual ou natural.



• Salmo 23.4b
“o teu bordão e o teu cajado me consolam.”

O pastor de ovelhas tem uma vara de disciplina para ovelhas de mais ou menos 90cm, e um bordão ou cajado de cerca de 3m para que quando a ovelha se encontrar numa enrascada o pastor possa nada mais nada menos do que resgatá-la através do bordão que tem a ponta curvada justamente para ajustar-se ao peito da ovelha.
A vara da disciplina e o cajado são consolo para nós, quando estamos nos perdendo do caminho da vida eterna, o senhor utiliza sua vara da disciplina, e apesar de ser doído no primeiro momento, é tudo feito com absoluto e verdadeiro amor. Ele, com todo o seu amor por nós que sobremaneira nos constrange continuamente nos resgata com seu cajado.



• Salmo 23.5a
“Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários,”

Adversários não de carne nem de sangue.
Precisamos nos apegar ao pastor pra que Ele prepare uma mesa na presença dos nossos inimigos, isso quer dizer que Ele no tempo oportuno e ideal irá nos exaltar sobremaneira diante do inimigo da nossa alma, o diabo.
É absolutamente necessário que nos posicionemos nEle, pois o Senhor nunca irá nos envergonhar diante dos adversários, por isso precisamos VENCER.



• Salmo 23.5b
“unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.”

Cada um de nós é retentor de uma unção própria e especial, ninguém pode tomá-la de você, exceto vc mesmo.



• Salmo 23.6
“Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.”

Enquanto aqui na Terra estamos, nos dediquemos a busca do Senhor como sendo algo prioritário em nossas vidas, e no céu nos deleitaremos nEle para todo o sempre.



GLÓRIA A DEUS, PASTOR E BISPO DA NOSSA ALMA.


Igreja Batista Ministério Restauração
II PEDRO 1.2


Nenhum comentário:

Postar um comentário